"Compartilhe com seus amigos

 

 

 
 

No inverno sentimos mais frio e consequentemente mais fome, por isso todo cuidado é pouco com a alimentação nessa estação.

Procure evitar alimentos muito gordurosos e também os doces, principalmente o chocolate. Se não conseguir evitar, coma os doces caseiros, como compotas de frutas, canjica, arroz doce, etc.

Dê preferência as frutas oleaginosas (nozes, amendoim, amêndoas, abacate) e também a alimentos com base de carboidratos complexos como: batata, mandioquinha, mandioca, arroz, macarrão e pães integrais.

No jantar aproveite para substituir o habitual lanche ou refeição normal por uma boa receita de sopa, que no friozinho nos aquece, alimenta e ajuda a manter o peso. Utilize para o preparo carnes magras, verduras e legumes.

As verduras e legumes podem ser consumidas na forma de refogados e grelhados, já que com o frio o desejo por saladas cruas diminuem. Mas não deixe de consumir totalmente, pois são fontes de vitaminas e minerais que tem papel muito importante no controle da imunidade, evitando gripes e resfriados, que são comuns nessa época.

Não esqueça da hidratação, beba água com frequência , não espere sentir sede. Uma boa alternativa nessa época são os chás que nos aquecem, nos acalmam e nos trazem um momento de aconchego.

Mantenha o fracionamento das refeições procurando comer menores quantidades com intervalos de 3 horas.

Apesar da preguiça que o frio nos traz não esqueça da atividade física, que é fundamental para nos ajudar no controle do peso, na disposição e saúde mental do dia a dia

 

   
 
 

As altas temperaturas exigem cuidados especiais com a alimentação e a saúde.Para aproveitar de forma saudável o clima desta estação do ano, é preciso ter um cuidado especial com a alimentação e a hidratação do organismo.

Uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores nessa época do que em outras estações do ano, a ingestão de liquidos deve ser freqüente durante o dia . Não espere ter sede, tome água, sucos de fruta, água de coco para garantir sua hidratação.

Outro cuidado importante que se deve ter durante o verão é com a alimentação. Os dias com temperaturas muito elevadas geralmente provocam uma inibição da fome, essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que é um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante esse período.

O primeiro cuidado a ser tomado é de se alimentar em pequenas quantidades ,varias vezes ao dia.

O café da manhã é uma das principais refeições do dia. O almoço e o jantar devem ser refeições leves evitando o consumo de alimentos gordurosos e massas com molhos pesados. Essas refeições devem ser intercaladas com o consumo de frutas e sucos naturais.

Os alimentos que devem fazer parte do nosso dia são as frutas , verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitamina, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura de verão.



Dicas

Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus).

Cuidado com os temperos das saladas ,evite a maionese e molhos prontos , preferindo azeite, limão , e os molhos a base de iogurte e mostarda.

Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres.Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (laranja, kiwi, morango,acerola, limão, maracujá,abacaxi) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula)

Os cereais integrais também são boas opções para o verão , já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Opte por arroz integral, pães integrais,cereais matinais no lugar de doces, massas e arroz refinado.

Receitas de sucos

Que tal nesse verão um suco bem refrescante e saudável , além de hidratar acelera seu metabolismo e ainda diminui a fome nas principais refeições.

Procure tomar o suco no intervalo das refeições.

SUCO ANTIOXIDANTE COM GENGIBRE
Ingredientes:

1 copo com o suco de 3 laranjas
1/2 cenoura
1 talo de salsão pequeno
1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Adoce com mel, açucar ou adoçante.

Rendimento:
1 copo


SUCO DE LIMÃO SICILIANO COM CAPIM SANTO
Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
2 copos de água
suco de 2 limões sicilianos
gelo
mel, açucar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva.
Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.

Rendimento:
4 copos

SUCO REFRESCANTE DE ABACAXI COM HORTELÃ
Ingredientes:
1/2 abacaxi descascado
suco de 1 limão
10 folhas grandes de hortelã
2 copos água gelada
gelo a gosto

Modo de Preparo:
Corte o abacaxi em cubos, coloque no liquidificador e acrescente os outros ingredientes. Bata até a consistência ficar homogênea. Sirva bem gelado.
Você pode decorar o copo com algumas folhas frescas de hortelã.

Rendimento:
4 copos


SMOOTHIE DE VERÃO
Ingredientes:
2 copos de iogurte natural sem sabor
½ melão médio cortado em cubos médios
½ caixa de morangos lavados
Folhas de 2 ramos de hortelã lavadas
½ lata de refrigerante sabor limão e mel

Modo de Preparo:
Com antedência, congele as frutas. No liquidificador, coloque o iogurte, as frutas congeladas e as folhas de hortelã. Bata em velocidade alta até que o suco fique bem cremoso. Acrescente o refrigerante e bata por mais 15 segundos. Se preferir o suco um pouco mais doce, coloque um pouco de mel. Sirva bem gelado.

Você pode decorar os copos com calda de groselha. Aqueça 1 xícara (chá) de xarope de groselha em fogo baixo por 15 minutos ou até obter uma calda espessa. Deixe esfriar e decore a lateral dos copos.

Rendimento:
6 porções

SUCO DE AGRIÃO COM ABACAXI
Ingredientes:
4 galhos de agrião com talos
1 maçã com casca
6 fatias de abacaxi
4 copos de água

Modo de Preparo:
Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva.
Experimente subistituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.

Rendimento:
04 copo

 
 

© Splendido Alimentação • Todos os direitos reservados.